Formação Financiada

Objetivos da Formação Financiada

A formação financiada tem por objetivo:

  • Potenciar a empregabilidade da população ativa, designadamente dos desempregados e dos empregados, incluindo os que se encontram em risco de desemprego.
  • Responder a necessidades de qualificação dos ativos empregados, em contextos de mudança organizacional e processos de restruturação, com vista a aumentar as competências e os níveis de qualificação dos mesmos, contribuindo para a manutenção do seu nível de emprego.
  • Reforçar a qualificação profissional dos ativos desempregados, potenciando um regresso mais sustentado ao mercado de trabalho.
Público - Alvo
  • os empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego, e os desempregados que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho, entendendo-se como tal, os desempregados não DLD (Desempregado de Longa Duração) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.

Pré-Requisitos
  • Empregado ou desempregado
  • UFCD nível II: obrigatório mínimo 12º ano de escolaridade concluído
Documentos obrigatórios
  • Documento de identificação pessoal (CC ou BI e NIF)
  • Certificado de habilitações
  • Comprovativo de empregabilidade (recibo de vencimento ou declaração da entidade patronal) ou Declaração do IEFP a comprovar a situação de desemprego

O que são as Formações Modulares Certificadas?

As Formações Modulares Certificadas (FMC) destinam-se ao desenvolvimento de um suporte privilegiado para a flexibilização e diversificação da oferta de formação contínua, integrada no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), com vista ao complemento e à construção progressiva de uma qualificação profissional.

As Formações Modulares Certificadas são constituídas por UFCD – Unidades de Formação de Curta Duração. A duração de um percurso de Formações Modulares Certificadas pode variar entre as 25 e as 600 horas, tendo cada UFCD uma duração que pode ser de 25 ou 50 horas.

Keep Up - Formação à medida

Área de Formação

Formação Financiada

 

Temos vindo a presenciar uma crescente relevância da formação profissional em segurança e saúde no trabalho como área de intervenção prioritária na atualidade das organizações. A formação em SST permite rentabilizar esse conhecimento, tendo como finalidades a melhoria das condições de trabalho, a produtividade, a qualidade e segurança e saúde dos trabalhadores.

  • Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos
  • Atendimento – técnicas de comunicação
  • Hidroterapia
  • Primeiros socorros

  • Técnicas terapêuticas 

  • Eletroterapia

  • Técnicas de hidrocinesioterapia 

  • Massagem manual – conceitos básicos

  • Rede Nacional de Cuidados de Saúde

  • Atividade profissional do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde

  • Comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família

  • Trabalho em equipas multidisciplinares na saúde

  • Prevenção e controlo da infeção: princípios básicos a considerar na prestação de cuidados de saúde

  • Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte

  • Higiene, segurança e saúde no trabalho no setor da saúde

  • Qualidade na saúde

  • Cuidados na higiene, conforto e eliminação

  • Cuidados na alimentação e hidratação

  • Cuidados na saúde

  • Gestão do stress profissional em saúde

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O Cuidador de Crianças e Jovens é responsável pelo cuidado, apoio e acompanhamento, colaborando na execução de atividades lúdico-pedagógicas, de vida diária e de lazer, promovendo o seu bem-estar e desenvolvimento integral, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

  • Animação
  • Associativismo jovem e cidadania
  • Atividades do quotidiano com crianças e jovens
  • Atividades lúdico-expressivas
  • Ato educativo – contexto e intervenientes
  • Comportamentos disfuncionais na criança e no jovem
  • Crescimento e desenvolvimento na adolescência
  • Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens
  • Desenvolvimento de crianças e jovens
  • Educação artística
  • Educação de infância em Portugal
  • Ficheiros de recursos educativos
  • Fundamentos de pedagogia
  • Gestão de associações juvenis
  • Gravidez, parto e recém nascido
  • Ideias e oportunidades de negócio
  • Literacia digital
  • Planeamento de programas e projetos de desporto
  • Prevenção e intervenção na área da juventude
  • Processos de comunicação com crianças e jovens
  • Projeto de intervenção pedagógica
  • Recursos e materiais educativos
  • Respostas sociais e educativas para crianças e jovens
  • Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância
  • Voluntariado jovem

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O Turismo atravessa dificuldades inéditas. Os baixos níveis de volume de operação obrigam as empresas e os profissionais da área a reinventarem-se e a adquirirem novas competências.

  • Animação turística
  • Aplicações Informáticas na área da gestão turística
  • Assistência ao cliente
  • Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego
  • Condução de briefings
  • Criação de programas de animação turística
  • Desenvolvimento pessoal e criativo
  • Geografia do Turismo
  • Gestão de programas de animação turística
  • Gestão e análise financeira
  • Legislação turística
  • Liderança, gestão e motivação de equipas
  • Língua estrangeira III (francês, alemão ou espanhol)
  • Organização institucional do turismo
  • Produtos turísticos
  • Qualidade em turismo
  • Segurança e saúde no turismo
  • Turismo de Natureza
  • Turismo seguro

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Sabendo do carácter eminentemente aplicado e profissional desta área científica, importa desenvolver os sectores de intervenção que lhe estão associados e lhe dão corpo. Quando os factos sociais são complexos, como são o desporto e a educação, permitem cruzamentos

significativos para o estudo de dimensões humanas e sociais muito importantes para a qualidade de vida dos cidadãos.

  • Ambiente, segurança e saúde no trabalho em organizações desportivas
  • Andebol
  • Aprovisionamento e logística no desporto
  • Aquisição de equipamentos e serviços
  • Atividade física em populações especiais
  • Atletismo
  • Basquetebol
  • Canoagem
  • Coaching e comunicação
  • Didática do desporto
  • Escalada
  • Estratégia e desenvolvimento das organizações desportivas
  • Ética e deontologia no desporto
  • Futebol
  • Gestão de complexos desportivos
  • Gestão de espaços de fitness
  • Ginástica
  • Hóquei em patins
  • Metodologia do treino
  • Natação
  • O corpo humano – nutrição e doping
  • Planos de comunicação no desporto

 

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